Um acumulador de pressão é uma unidade de armazenamento que utiliza a pressão para armazenar energia. Acumuladores são utilizados para controlar o fluxo de alimentação e de liquidos e gases através da máquina à qual eles estão ligados. Os principais tipos de acumuladores são:
- Acumuladores hidráulicos;
- Acumuladores com combinação de água - ar;
Um acumulador hidráulico, ou acumulador de pressão é usado para absorver choques, manter pressão, dispensar líquidos e proporcionar energia de reserva para a bomba principal de um sistema. Uma das principais diferenças em um acumulador, é como o gás e o liquido são armazenados e convertidos. A parte da unidade que mantem o fluído separado do gás é chamado de separador. Existem 3 tipos de separadores, são eles;
- Bexiga;
- Diafragma;
- Pistão;
Em um estilo bexiga, a parte interna e preenchido com gás nitrogênio, a medida que a bexiga enche, a pressão aumenta até que chegue no limite pré estabelecido, quando a pressão exceder o limite, uma válvula nas aberturas de topo abre e vaza o fluído hidráulico para a área da máquina que requer;
Com o tipo diafragma, um cilindro e soldado no centro do acumulador e o gás e inserido dentro do diafragma, a medida que a pressão aumenta, o cilindro enche e quando a pressão atinge a configuração máxima, uma válvula abre e o fluído entra. A principal diferença entre os acumuladores de bexiga e o de diafragma, é a pressão que pode ser suportada. O acumulador de bexiga, tem uma razão de pressão de 4:1 e o de diafragma tem uma razão de pressão de 10:1, quanto maior for a razão, mais fluído o sistema pode conter, o que faz com que seja mais eficiente.
Em acumulador de pistão, o pistão é montado no interior da unidade no topo do cilindro que contem o gás, a medida que o gás e forçado para dentro do cilindro, o pistão move-se para manter a pressão, quando o pistão atinge seu ponto máximo, o pistão é aberto para libertar o gás e permite que o fluído hidráulico escape para dentro, este tipo de acumulador é frequentemente utilizado em grande escala de dispositivos, tais como: Tratores pesados e empilhadeiras de grande porte.
O tipo embolo, no entanto, é concebido para utilização mais continuade modo que normalmente não pode segurar gás pressurizadopor longos periodos de tempo, um acumulador de água funciona de uma maneira semelhante ao acumulador hidráulico, a principal diferença é que, ao invês de usar o gás para construir a pressão, utiliza-se a água, a medida que o ar enche o tanque acumulador, a válvula abre-se e força a água para fora.
Contato: Sandro Gonçalves
E-mail: comercial.tecfleet@gmail.com
Whatsapp: (13) 99751 7749
Nextel: (13) 97414 8621
ID: 55*115*22475
Skype; sandrosilva0812